
Olá amigos, amanhã será fechado o ano de 2009 em grande estilo com a prova mais tradicional do país, a São Silvestre, será 85° edição.
Trata-se de uma prova diferente das demais onde o percurso tem muita alternância de subidas e descidas, sendo assim, o corredor que não traçar uma estratégia para a prova pode "quebrar" e não conseguir termina-la.
Para terminar a prova e fechar o ano em grande estilo com a sensação de dever cumprido, já que para muitos foi um ano de muito treino e metas alcançadas, finalizar a são Silvestre é com certeza um prêmio mercido.
Uma boa dica é dividir a prova em 3, os primeiros 5Km deverão ser cumpridos com cautela, a metade da prova pode ser feita com um ritmo um pouco mais forte, porém deve-se dosar já que serão os últimos 5 kms os mais difíceis pois, por volta do Km 2,5 inicia-se a subida da Av. Brigadeiro luis Antonio, com aproximadamente 2,5 kms de distância, é considerada por muitos como o trecho mais difícil da prova, como concorda O treinador Nelson Evêncio, de acordo com ele, a subida da Brigadeiro é longa, “a prova em si é muito difícil, além do forte calor que normalmente faz nesta época do ano. Por isso quando o corredor chega na Av. Brigadeiro, normalmente já está cansado e o corpo está hiper aquecido”, conta.
Nesse ponto, os especialistas sugerem que o corredor deve acrescentar 2min30seg a mais no seu tempo normal de um trecho de 2,5 quilômetros planos, por exemplo, se você faz 2,5 quilômetros em 15 minutos, a conta será: 15min + 2min30 = 17min30seg será tempo previsto para subir confortavelmente a Brigadeiro, para que você possa ter uma noção de quanto deve diminuir o ritmo para poder ultrapassar essa etapa e finalizar a prova, já os iniciantes podem acrescentar uns 30 a 40 segundos de caminhada a cada quilômetro de subida, isso irá acrescentar apenas 1min30seg a 2minutos no final de prova.
Outras dicas importantes são a hidratação, não deixe para beber água somente quando estiver com sede, fique atento aos postos de hidratação e ingira em torno de 200 a 300 ml a cada 20-30 minutos, e a alimentação, consuma mais carboidratos (massas, os alimetos a base de trigo) 2 dias antes da prova e 2,5 horas antes da prova almoce massa evitando gordura e durante a prova, um plus de carboidrato gel com água fria após 50 minutos de prova é uma boa estratégia.
Então, boa prova a todos para que 2009 fique na memória, na saúde e no cronômetro como um grande ano e que 2010 as realizações positivas continuem para todos.
Grande abraço!
Thiago Ribas
Nenhum comentário:
Postar um comentário